A importância do Campus Fundamentals

basketball, campus, kids, teach

O nosso Co-Founder e Coordenador professor Vasco Oliveira faz uma projeção dos Campus Fundamentals, que irão decorrer nas semanas de 3 a 8 de Julho e de 10 a 15 de Julho em Queluz.

“O ano passado, enquanto selecionador distrital, fiquei apreensivo com o nível geral das Festas do Basquetebol. Este ano, a participar no campeonato nacional de sub-14, reforcei a opinião que urge uma intervenção a nível dos escalões mais jovens.

É incontestável que estes jovens estiveram dois anos sem competir, sem treinar, sem educação física e mais grave.. sem brincar, realizando muito pouca atividade física. Existe um claro deficit dos fundamentos básicos técnicos e da própria motricidade. Como resultado temos atletas em que o seu desenvolvimento se encontra numa fase aquém do que seria expectável para a sua faixa etária. Fundamentos básicos como correr, saltar, agarrar e driblar uma bola revelam-se, por vezes, uma tarefa mais complicada do que deveria ser.

Sentimos necessidade de criar um espaço de offseason diferenciado para estas necessidades especificas destes jovens atletas. Nesse sentido, concebemos dedicar os primeiros 15 dias dos nossos Campus à génese do jogo.

A este período chamamos os campus FUNdamentals. Queremos, de uma forma entusiasta, envolvente e dentro dos conceitos do jogo trabalhar todas as técnicas individuais visando colmatar os pontos acima identificados. Isto é, ensinar os fundamentos do jogo, cativando a paixão e interesse pela nossa modalidade.

Rejubilei ao ler a opinião do professor Jorge Araújo, uma das grandes referências da nossa modalidade, pois iremos nos nossos campus visar que todos os conceitos/ técnicas sejam ensinados com a componente de jogo real presente. Bem como, a competição estar presente em todos os momentos de treino e jogo.

Parece-me que, mais do que nunca, os nossos atletas não podem ficar parados 2 meses, entre o final de uma época e o início da outra. Queremos ajudar os atletas a aprimorar estas questões e a motivá-los ainda mais para esta modalidade.”

As inscrições para o Queluz Fundamentals encontram-se abertas e a decorrer. Se ainda não te inscreveste, podes fazê-lo aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner